A importância do Fluxo de Caixa para seu negócio – Pipow

A importância do Fluxo de Caixa para seu negócio

Como você acha que o Brasil será após a pandemia? Você acha que voltaremos a normalidade de antes? Será que a normalidade de antes ainda será aceita?

Outro dia estava em uma entrevista de trabalho e me perguntaram qual ferramenta financeira eu achava mais importante e claro que sem titubear respondi o FLUXO DE CAIXA pois trabalhando em uma multinacional a mais de 14 anos era ela que me apoiava para aprovar ou não os projetos da empresa na área comercial – RH – produção ou logística.

Com esta ferramenta bem estrutura ela pode e deve auxiliar muito na gestão da empresa, abre-se um leque da análise mais complexa da situação financeira da empresa a curto – médio e longo prazo, facilitando a tomada da decisão para um projeto novo seja de novos produtos – investimentos em estrutura, maquinário ou pessoal, pois assim consegue-se mensurar o comprometimento financeiro da empresa nos projetos.

 

Mas o que é o FLUXO DE CAIXA? E o porquê de sua importância para qualquer negócio seja pequeno, médio ou grande?

O FLUXO DE CAIXA é uma ferramenta que controla a movimentação financeira (entrada e saída de dinheiro) em um período determinado. A função importante do FLUXO DE CAIXA é permitir o controle das atividades do ciclo operacional que são todas as atividades de compras e vendas de mercadorias,

produtos ou serviços da empresa em um prazo determinado e seus respectivos

paramentos e recebimentos.

 

Existem vários modelos e programas de FLUXO DE CAIXA disponível para as empresas, basta escolher o que melhor se adapta as suas necessidades e começar a usar este suporte nas tomadas de decisões, mas caso você não queira adquirir um software, pois você mesmo pode montar o seu existem vários modelos simples ou mais complexo para cada atividade. Mas não deixe de usar esta ferramenta como um grande apoio na tomada de decisão em sua gestão.

 

A grande e média empresa em sua maior parte já tem o domínio do uso desta ferramenta, mas a pequena empresa quase nunca usa, mais deveria pois a gestão sabendo realmente de uma maneira geral e completa a situação financeira com certeza teríamos muito mais empresas bem sucedidas e prontas para se antecipar ou até mesmo evitar uma má tomada decisão, saber realmente se o seu fluxo financeiro esta dentro do planejado ou esperado se as contas serão pagas ou se vale a pena descapitalizar a empresa neste período ou esperar mais um pouco e tudo isso com um bom FLUXO DE CAIXA, o mais simples que seja deste que esteja adaptado para a necessidade da empresa pode ajudar a gestão para o caminho que todos empresa deseja que é o retorno de seu investimento.

Precisa de ajuda para organizar as finanças do seu negócio? Conheça o Pipow! Way  Acesse

 

Autor: Adriana Cunha Silva Rosler
Instagram:
Linkedin:

Compartilhe:
Share on whatsapp
Compartilhar
Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar
Share on linkedin
Compartilhar
Share on pinterest
Pin
Abrir chat
Precisando de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?